Três perguntas nos permitirão Custodiar que ingressará e o que não deixaremos que ingresse na Nova Terra na qual temos chegado. Também deveremos Festejar a Façanha.
EXPLICAÇÃO: O Que Fiz para Chegar?
A Viagem chega ao Destino. As Forças têm me Assistido. Agora, o Universo sabe que pode Contar Comigo. Ética e innegociablemente eu Faço o que Digo, nada consegue me desviar Disso. As Forças Universais podem ter em conta o eu digo que farei... e Assistir-me para consegui-lo. A Viagem chega ao seu Destino... mas não ao seu Fim: Chegar à Terra Prometida não é sinônimo de tê-la Conquistado.
Quando finalmente chegou ao Destino... O Passo X está apenas começando. O Desembarque no Porto que parecia impossível de alcançar... mas ser vencidos ou rejeitados em quanto damos alguns passos na Nova Terra inutilizaria o fato de ter chegado até ali.
APLICAÇÃO:
Sobran os expoentes que na cima da sua grande façanha subitamente adoecem, sofrem um acidente, caem tragicamente em vícios ou simplesmente de repente cometem um erro nas suas decisões, o que resulta na perda de tudo o alcançado. O que deu errado? Bem, chegamos ao Destino, graças ao que conseguimos filtrar. O que aconteceu com aquilo que não foi filtrado? Tudo ‘isso’ ficou como sedimento impuro, agora logicamente tenderá a se instalar no novo Lugar que foi alcançado.
Aquele que chegou a esse Novo Lugar é quem deve tornar-se o custódio que fecha o caminho e impede avançar a ‘isso’ que, de conseguir ingressar, instalaria o pior do ciclo anterior e inutilizaria a Viagem realizada. O que fazer? Para Isso o Passo X aporta seu Truque, será a Chave: Jamais se deve ter assumido a chegada ao Destino como o capítulo final que conclui a Obra... senão como o primeiro capítulo da Obra Seguinte.
O I Ching tem uma proposta para esta situação. “Meditar para antecipar-se à Desgraça”. Meditar, mas no quê? Exatamente Isso é o que Ensina O Método da Magia neste Passo. Pois teremos que Escutar-nos Responder às Três Perguntas que nos permitirão Custodiar o que ingressara e o que não deixaremos ingressar na Nova Terra que já chegamos.
Primeira Pergunta: De onde temos conseguido? Que temos conseguido efetivamente filtrar ‘isso’, que graças à Viagem realizada, descobrimos que devíamos filtrar? Ficar de olho Nisso e nos assegurar de que continue fora ‘isso’ já filtrado é o que permitirá Habitar a Nova Terra e que, independentemente do tempo que decorra, permaneça ‘Nova’.
Segunda pergunta: De Onde falhamos? O que vimos na Viagem que deveria ter filtrado e ainda não o fizemos? Nos momentos em que tudo estava em sério risco, fomos nós mesmos que temos Resolvido, ou talvez dependíamos da Casualidade e/ou de algum Camarada de Viagem, que resolveu uma e outra vez por nós? Tudo ‘isso’ já detectado que deveria ser filtrado e ainda não foi filtrado deve ser imediatamente expulso da Nova Terra. E para isso… terá que fazer ‘Excursões’, que podem ser realizadas no mesmo Novo Território: E inegociável impor-nos Desafios, cujo único objetivo é o de garantir que possamos Resolver ‘isso’ que não foi Resolvido.
Terceira Pregunta… e talvez a mais excitante: O que mudou na Minha Realidade para alcançar esta Nova Realidade?
Está tudo isso que, desde a terra anterior e durante toda a Viagem, nos parecia normal, positivo e defendível em nós mesmos…; tudo ‘isso’ que nem suspeitaríamos que deveríamos filtrar até que nesta Nova Terra nos começa a mostrar.
E como agora A Festa é cotidiana... estaremos, quase sem perceber, antes o Ensino Final e Fundamental deste Passo, o que deve ser levado em conta com a maior seriedade, e que de não ser considerado ameaçará imediatamente A Façanha Alcançada e a nossa permanência no Método De Onde nós Alcançamos: É imprescindível, é inegociável, é urgente e vital... Aprender a Festejar a Realização!
Todas as Culturas Iniciáticas demostram com total nitidez. As datas dedicadas aos Rituais de Festejo, Desfrute e Agradecimento são tão importantes e inevitáveis como as que previamente tinham sido dedicadas as Oferendas, Petições, Trabalhos e InBocações. Festejar para Recuperar forças e para InBocar Novas Forças com as que empreender Por Si Mesmo O Mágico apreendeu, é o mais magnífico que pode fazer em e com a Sua Vida: Sua Próxima Viagem Iniciática... pelo Mapa da Magia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário